Boa noite, seja bem vindo!

Psicoterapia de Adultos
  • Psicoterapia de casal
    Psicoterapia de Casal
  • Psicoterapia de crianças e adolescentes
    Psicoterapia de Crianças e Adolescentes
  • Programa de Orientação de Pais
    Orientação de Pais
    Orientação Profissional
    Iluminare: Grupo Psicoterapêutico para Crianças e Adolescentes
    Cineterapia
    Grupos Terapêuticos
    Cursos e Palestras
Anterior Próximo

Transtornos Mentais

Uma vez que as doenças mentais nos trazem uma série de inquietudes e curiosidades, criei este espaço onde estão disponibilizados alguns esclarecimentos acerca de alguns transtornos mentais para aquele leitor que queira se informar, compreender e tomar conhecimento dos sintomas, das classificações e possibilidades de tratamentos para os transtornos mentais. Os transtornos mentais aqui expostos estão classificados de acordo com classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, chamada de CID 10, organizada pela Organização Mundial de Saúde. O CID 10 foi criado com o objetivo de realizar uma padronização à codificação de doenças e outros problemas relacionados, servindo como um instrumento universal de compreensão e comunicação entre os profissionais da área da saúde, dentre outras utilidades aqui não aprofundadas como a de registrar as estatísticas de mortalidade mundial.

De modo geral, os transtornos mentais são tratáveis por meio de dois recursos: a psicoterapia e o tratamento medicamentoso realizado pelo médico psiquiatra. Estas duas ferramentas quando utilizadas concomitantemente levam o paciente a resultados favoráveis e satisfatórios. Vale destacar que o tratamento para alguns transtornos mentais não exigem obrigatoriamente o uso e o acompanhamento medicamentoso com o medico psiquiatra, sendo que em muitos casos somente a psicoterapia pode se mostrar suficiente para o tratamento manifestar resultados satisfatórios.

Normal x Anormal

A normalidade é uma convenção social a partir daquilo que é mais comum entre as pessoas, sendo considerado anormal aquilo que se diferencia do comum. Algo anormal não é necessariamente algo ruim ou prejudicial, mas,se estiver sendo, pode caracterizar um sintoma ligado a algum transtorno mental. Um sintoma pode ser basicamente de três tipos: uma alteração de uma característica normal; uma ausência de alguma característica importante; ou mesmo uma característica extra que não existe para as outras pessoas.

Para que alguma característica, comportamento, pensamento ou sentimento seja considerado um sintoma a ser tratado é necessário que ele esteja produzindo algum tipo de sofrimento ao sujeito ou as pessoas próximas, causando perturbação com freqüência ou prejudicando o trabalho, o aprendizado, o desenvolvimento pessoal, o convívio social, etc. Desse modo, o que é anormal é muito relativo e pode variar da cultura de um grupo social para outro, sendo a sua classificação dentro de um transtorno mental algo muito complexo, relativo e às vezes até polêmico.

O que são os Transtornos Mentais?

Assim como uma doença física se encontra no corpo de alguém, um transtorno mental é uma perturbação que ocorre na mente de uma pessoa. Os Transtornos Mentais são classificações diagnósticas que ajudam os profissionais da saúde e os pacientes a identificarem exatamente o problema em questão, o que já foi estudado sobre ele e quais as formas mais eficientes de tratamento.

Os sintomas, por mais estranhos que possam parecer, são vividos por essas pessoas como algo real. Alguém que possua um transtorno frequentemente sofre com os sintomas e por isso não deve ser ignorado ou discriminado, mas ajudado. Alguns estudos apontam que cerca de 31 a 50% da população brasileira apresenta, durante a vida, ao menos um episódio de algum transtorno mental, sendo que cerca de 20 a 40% da população necessita de algum modo de ajuda profissional devido a esses transtornos. Sendo assim, a partir de alguns esclarecimentos contidos nesse site, você pode identificar alguma necessidade de ajuda psicológica, mas jamais um diagnóstico pode ser realizado com as informações do site, sendo que apenas o psicólogo e o médico estão capacitados para tal diagnóstico.

Quando devo buscar um psicólogo e psiquiatra?

Há diferentes formas de tratamento para os transtornos, sendo a psicoterapia e os medicamentos, as duas mais comuns. A psicoterapia é indispensável e pode fornecer tratamento em todos os transtornos mentais auxiliando o paciente a lidar com a sua dificuldade, a cuidar de seus sintomas, tendo na companhia do profissional de psicologia uma parceria que fortalece e aponta esperança na superação dos transtornos. Em alguns casos, o profissional da medicina, especializado em psiquiatria, pode auxiliar no diagnóstico e fornecer o tratamento medicamentoso, normalmente em casos mais agravados, ou quando constatada a necessidade.

Deve-se buscar por esses profissionais quando há suspeita de algum transtorno mental ou quando há sintomas frequentes e prejudiciais que gerem um grau considerável de sofrimento psicológico, perturbação do meio social próximo, etc.

Aqui estão alguns transtornos mentais recorrentes no consultório de psicologia. Iremos tratar aqui apenas os transtornos mentais que hoje possuem maior incidência na busca por avaliação ou tratamento psicológico.

(34) 98403-1161 / (34) 99169-4849
Redes Sociais